Texto postado em Imbecil e Inexperiente no dia 1 de outubro de 2011.

Ontem mesmo quando a Stephany veio me pedir ajuda com o PC dela, lembrei de alguns episódios marcantes nessa minha vida de futura técnica em informática. E hoje resolvi postar algumas das muitas pérolas que fui testemunha.

A primeira de todas -- Disquete (Meados de 2003/2004)

Eu tinha uns 8 ou 9 anos na época. Estava enchendo o saco da minha prima. Naquela época a gente acessava muito a Página do Rafinha (sim, gosto do Rafinha Bastos desde essa época), o Charges.com.br e o Humor Tadela.

Enfim, perto do monitor CRT branco se encontravam alguns disquetes dela. Minha avó resolveu entrar no quarto.

- O que vocês tão vendo aí?
- O Rafinha!
- Ah... E o que é esse quadradinho preto?
- Um disquete, vó.
- Ah... Toca aonde isso?


Cadê a internet? (2005)

Em 2005 o pessoal descobriu o Firefox, e muita gente estava deixando de lado o energúmeno do Internet Exploder Explorer. O problema é que algumas pessoas mal sabiam o que era um browser, ou ainda que o Internet Explorer não é a internet propriamente dita. Eu estava numa lan house jogando Gunbound, eu acho, quando um moleque de aparentemente 13 anos aparece lá.

Ele sentou, logou, tudo ok. Eis que ele resolve se expressar.

- Caraio mano! Sumiu a internet daqui!

O dono da lan se assustou (assim como todos que estavam ali) e foi perguntar que diabos aconteceu.

- Olha aqui, não tem internet!
- Não, eu só deletei o atalho do Internet Explorer...
- E como que eu vou entrar no orkut?
- Clica no Firefox.
- O que que é isso?!
- É um programa pra usar a internet...

Só pra resumir: o dono da lan ficou explicando o que é browser e tudo mais pro cara durante horas.


PC? O que é isso? (2006)

Um dia uma amiga de infância -- a Amanda, hoje nem sei por onde a guria anda -- veio aqui em casa. Como ela não tinha computador ela vinha aqui pra mexer no MSN, entrar no orkut e essas coisas. Aí ela começou a teclar com um cara do MSN dela e tal.

- Tô no PC de uma amiga minha.
- PC? Que isso?
- Computador.
- Aff
- O que?
- O certo é CP
- Por que?
- Porque vem de ComPutador, PC tá errado.

E-mail é coisa do passado! (2007)

A professora de inglês da 7ª série pediu que a gente enviasse o trabalho (feito em PowerPoint) pra ela via e-mail. Ela já era uma senhora, e rezam as lendas que ela fazia um curso de informática básica. Entretanto, a dona Ana aqui esqueceu de fazer o trabalho e resolveu sacanear a velha...

- Professora, não deu pra enviar o e-mail pra senhora!
- Mas por que?
- Não sei, tentei mandar umas 5 vezes, mas não mandou! Mas eu juro que fiz!
- Ué... O que será que deu?
- Olha professora, hoje em dia ninguém mais usa e-mail...
- É mesmo? E o que eu faço com o trabalho?
- Acho que senhora tem que se atualizar e usar o Gmail... aí eu mando pra senhora...

A pobre coitada acreditou. Tsc tsc tsc...

Mas agora vem a parte engraçada: no natal de 2010 ganhei o livro "Como se Tornar o Pior Aluno da Escola", cujo autor é o meu amaaaaaado ídolo Danilo Gentili. No livro há uma parte que se ensina a dar desculpas para os pobres professores. E adivinhe qual desculpa estava lá? Justamente esta do Gmail!

O início do curso técnico (2009)

A turma do 1º ano era basicamente isto:


  • 60% de noobs
  • 35% de gente normal
  • 5% de nerds (eu ficava entre os normais e os nerds)


No primeiro dia de aula, ficamos no laboratório de informática o dia todo. O sistema operacional que nós usamos lá é uma versão muito furreca do Debian e os computadores são verdadeiras carroças tecnológicas. Tem uma barra de ferramentas ali com atalhos para o BrOffice, navegador, essas coisas. Basta clicar no ícone do navegador e abrir para ter acesso à droga da internet. Nada complexo. Eis que uma guria retardada -- cujo nome não lembro -- me vê lendo blogs e coisa e tal e me diz:

- Nossa! Como que você fez pra entrar na net?
- (respira fundo) Cliquei no ícone do navegador...
- Me ensina? Não tô entendendo esse computador!
- Vai na barrinha azul ali embaixo, clica no iconezinho que parece um globo terrestre e vai em "Navegador".
- Hã?
- (respira fundo de novo) Vai na barrinha azul, clica na bola azul e clica em "Navegador".
- Ahh funcionou! Brigada, você é muito inteligente!
- Que isso, não foi nada. (sorriso amarelo)

Daí começaram as aulas de Informática Instrumental (WTF?). Vou explicar o que eram essas aulas: eram aulas de Suporte Técnico, mas a gente não mexia em nada. Se bem que até hoje a gente nunca montou um PC naquela merda... Mas enfim.

O professor começou a falar de HD, memória, processador, essas coisas básicas. Uma avalanche de perguntas idiotas tomou conta da sala:

- Mas memória não é lugar onde a gente guarda as coisas?
- Meu irmão disse que o Celeron é um processador bom mas o PC lá em casa trava quando vou jogar The Sims, será que é vírus?
- Se o HD é um disco então porque ele é quadradão assim?
- Fessor, cê tem convite pro novo orkut?

Eu não sei como que o professor não cometeu algum crime naquele dia.

Dificuldade em ouvir músicas (2010)

Já no 2º ano do curso técnico, a turma foi reduzida drasticamente. Muita gente desistiu, graças a Deus. Mas, porém, todavia, entretanto, alguns noobs restaram. E um deles veio pedir socorro a mim no MSN. O noob em questão é famoso na turma por sua "inteligência".

- Ana, me ajuda com uma coisa?
- Diga.
- Baixei umas músicas aqui mas não consigo ouvir elas...
- Que formato que é?
- Tá em .RAR... nunca vi música desse jeito...

Limpar o PC: você está fazendo isso errado (2011 -- aliás, isso foi ontem!)

Uma pessoa (cujo nome será omitido a pedido dela, mas todo mundo sabe que é a Stephany Eloise) veio desesperada no MSN.

- Ana, me ajuda!
- Fala...
- Limpei o gabinete e agora o PC tá mais lerdo!
- Peraí, "limpou" como?
- Passei um pincel...
- Passou como? Passou com força?
- Normal... ah vou te contar tudo. A sujeira não tava saindo direito com o pincel, aí eu passei com mais força e acabei pegando um secador...
- CARALHO GURIA! Mas o secador tava no gelado pelo menos?
- Tava...

Tá bom por hoje. Se eu lembrar de mais pérolas posto aqui.